Skip to main content
Voltar
Início
DIÁRIO DE APRENDIZAGENS

Relatos da jornada de Cristine Takuá nas Escolas Vivas e Veronica Pinheiro na Casa da Criança, na Escola Professor Escragnolle Dória no Rio de Janeiro. Saiba mais na página Aprendizagens.

CRISTINE TAKUÁ

Cristine Takuá é uma pensadora, aprendiz de parteira, educadora indígena Maxakali. É formada em Filosofia pela Unesp e foi professora por doze anos na Escola Estadual Indígena Txeru Ba’e Kuai’. Atualmente é coordenadora das Escolas Vivas e integrante da Selvagem, ciclo de estudos sobre a vida. Cristine Takuá é representante do NEI (Núcleo de Educação Indígena) dentro da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e membro fundadora do FAPISP (Fórum de articulação dos professores indígenas do Estado de São Paulo). Faz parte do Instituto Maracá, que está fazendo a gestão compartilhada do Museu das Culturas Indígenas em São Paulo. Vive na Terra Indígena Ribeirão Silveira, localizada na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião.

VERONICA PINHEIRO

Veronica Pinheiro é brincante, professora da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e mestra em Artes e Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisa Confluências Afro-Pindorâmicas e educação contra-colonial. Integra a equipe Selvagem desde 2023, coordenando o grupo Aprendizagens.

Filter