Voltar
Início

SOL E SOLO
Eduardo Goés Neves

Eduardo nos convida a participar de um exercício de imaginação para mostrar como a arqueologia deixa entrever as maneiras pelas quais a vida se desenvolveu no passado e aventa possibilidades de vida no futuro.

“O solo, para quem trabalha com a história da nossa espécie no planeta e para quem trabalha com a história do planeta, é um registro. Podemos tratar o solo como uma espécie de biblioteca.” Eduardo Góes Neves

Este caderno traz a fala Eduardo Góes Neves, gravada no dia 24 de abril de 2024, no Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo. Eduardo nos convida a participar de um exercício de imaginação para mostrar como a arqueologia deixa entrever as maneiras pelas quais a vida se desenvolveu no passado. Assim, diz ele, ela também nos ajuda a pensar sobre possibilidades de vida no futuro.

O evento contou com a participação de Júlia de Carvalho Hansen, José Miguel Wisnik, Camila Mota e Cafira Zoé, alinhados, respectivamente, como os planetas Júpiter, Saturno, Vênus e Plutão. Eduardo Góes Neves, a Terra, trouxe a visão arqueológica das paisagens perdidas, mas também das construídas a partir da colaboração humana.

Eduardo Góes Neves é arqueólogo brasileiro, professor da Universidade de São Paulo e é referência nos estudos sobre a ocupação indígena da Amazônia. Seus trabalhos se concentram em como os povos originários moldaram a floresta ao longo de milhares de anos, destacando a relação entre arqueologia, ecologia e conhecimento tradicional.

Sun and Soil – EN

MATERIAIS RELACIONADOS
Ciclo Sol
Recado do Sol
Gente é feita para brilhar
Na trilha do Sol
O Céu dessa noite