Skip to main content

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
  • Comunidade: Reunião Grupo Comunicações

    O Grupo Comunicações compartilha os movimentos coletivos do Selvagem e seus desdobramentos. ARCA é a página que sincroniza esses percursos. Com chamada contínua de artigos, ela é um canal de partilha do que emerge a partir das experiências de convivência com o Selvagem. Essa frente envolve a pesquisa de pautas, preparo e publicação de artigos a partir de materiais e criações inspiradas pelo Selvagem ou que dialogam com o desenho de mundo alimentado pelo ciclo. A ARCA abriga o núcleo de entrevistas, que dá asas à ideia de troca direta entre a Comunidade e pessoas que irradiam seus conhecimentos através de conversas, livros, ciclos, cadernos e outras criações do Selvagem. FLUXOS é uma frente de trabalho que cuida das relações institucionais e contatos com mídias e jornalistas. Envolve a criação e a adaptação de materiais a serem compartilhados com esses veículos. O Grupo Comunicações também articula experiências para quem está longe dos centros, mirando o fortalecimento da rede e a expansão...

  • Comunidade: Reunião Grupo Crianças

    Coordenado por Veronica Pinheiro o Grupo Crianças realiza encontros com crianças e professores em escolas públicas, museus, aldeias e quilombos para compartilhamento de saberes e fazeres artísticos e culturais  mediados por pessoas indígenas e quilombolas. Clique aqui para acessar os conteúdos produzidos pelo Grupo. As reuniões acontecem no Zoom quinzenalmente, às quartas-feiras, às 16h.

  • ARCA: EXPOSIÇÃO ESCOLA

    Novo artigo na ARCA Exposição Escola. A ARCA é o nosso canal no site Selvagem para compartilhamento de artigos sobre caminhos e reverberações do ciclo de estudos. Criada pelo Grupo Comunicações da Comunidade Selvagem e coordenada por Mariana Rotili, a ARCA abriga o núcleo de entrevistas, que dá asas à ideia de troca direta entre a Comunidade e as pessoas que irradiam seus conhecimentos através de conversas, livros, ciclos, cadernos e outras criações do Selvagem. 

  • VIVA VIVA ESCOLA VIVA – Oficinas “Um rio um pássaro” e “Huni Kuin – Floresta nossa farmácia”

    Casa Franca-Brasil R. Visc. de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Oficina organizada por Veronica Pinheiro e participantes do Grupo Crianças do Selvagem durante a exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA. Nesse dia serão oferecidas duas oficinas uma para olhar para o céu e outra para olhar para terra. Com a presença de Carlos Papá, as crianças ouvirão histórias sobre Ailton Krenak e sua viagem às terras Huni Kuin. Oficinas de papagaio (pipa) e plantio de mudas para construir um diálogo sobre vida, relação com a natureza e sonho. O grupo Crianças Selvagem continua em permanente movimento de acordamento de memórias, cantando e contando sobre outros mundos possíveis. Orientados pela Flecha Selvagem O Sol e a Flor, navegam em ondas solares até a Casa França Brasil para compartilhar uma série de 7 encontros com crianças dentro da Exposição Viva Viva Escola Viva. Estarão nos dias 02, 07, 09 e 16 de dezembro; 21 e 27 de janeiro realizando oficinas inspiradas no Projeto Escolas Vivas. Os encontros serão gratuitos para crianças entre 02...

  • Solo da Cana – peça de Izabel Stewart

    Casa Franca-Brasil R. Visc. de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    SOLO DA CANA - 13/01, ÀS 16H, NA EXPOSIÇÃO VIVA VIVA ESCOLA VIVA O que nos diria uma cana-de-açúcar depois de séculos de exploração no Brasil? Nesse sábado, dia 13 de janeiro, às 16h, convidamos Izabel Stewart para apresentar seu trabalho cênico Solo da Cana na Casa França-Brasil. Entrada gratuita! “O que nos diria uma cana-de-açucar, depois de séculos de exploração no Brasil? Solo da Cana traz pro foco um corpo de mulher que assume o lugar de fala de uma cana-de-açucar, ícone da cultura mono-agro-pop, em diálogo com os humanos, versando sobre o cultivo de afetos entre os seres. Ao lado de plantas mestras nativas cultivadas pelos povos originários e de trabalhos de artistas indígenas presentes na exposição Viva Viva Escola Viva, Izabel de Barros Stewart ficcionaliza um depoimento vegetal, a perspectiva de uma cana-de-açucar sobre os vínculos coloniais que deflagram um determinado modo de habitar a Terra e de se relacionar com o solo e suas gentes, revelando o...

  • ARCA: A CANA EM CENA

    Novo artigo na ARCA: A cana em cena, sobre o Solo da cana, trabalho cênico de Izabel Stewart apresentado na Casa França Brasil em 13 de janeiro, como parte das programações da exposição VIVA VIVA ESCOLAS VIVAS. A ARCA é o nosso canal no site Selvagem para compartilhamento de artigos sobre caminhos e reverberações do ciclo de estudos. Criada pelo Grupo Comunicações da Comunidade Selvagem e coordenada por Mariana Rotili, a ARCA abriga o núcleo de entrevistas, que dá asas à ideia de troca direta entre a Comunidade e as pessoas que irradiam seus conhecimentos através de conversas, livros, ciclos, cadernos e outras criações do Selvagem.

  • VIVA VIVA ESCOLA VIVA – Oficina “Cerâmica Tukano e Baniwa – Licença para a Vovó Argila”

    Casa Franca-Brasil R. Visc. de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Oficina organizada por Veronica Pinheiro e participantes do Grupo Crianças do Selvagem durante a exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA. Troca de saberes e fazeres sobre a relação sagrada e artística com argila. Oficina para crianças, um momento para construção da possibilidades de relação com a terra. Repensar a relação com os seres é uma das formas de reduzir os desperdícios presentes nos processos escolares e artísticos, além de ampliar as possibilidades de intimidade com a vida.“Minha vovó, dona das argilas, viemos buscar argila para o meu trabalho”, essas são as palavras ditas pelas mulheres Tukano quando vão colher a argila.  O grupo Crianças Selvagem continua em permanente movimento de acordamento de memórias, cantando e contando sobre outros mundos possíveis. Orientados pela Flecha Selvagem O Sol e a Flor, navegam em ondas solares até a Casa França Brasil para compartilhar uma série de 7 encontros com crianças dentro da Exposição Viva Viva Escola Viva. Estarão nos dias 02, 07, 09 e...

  • VIVA VIVA ESCOLA VIVA – Visita guiada

    Casa Franca-Brasil R. Visc. de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Cristine Takuá, Leda Maria Martins e Viviane Kruel (Jardim Botânico) conduzirão uma visita guiada pela exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA.

  • ARCA: UMA CIRANDA ENTRE MEMÓRIAS

    Artigo sobre a visita guiada à exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA e conversa entre Leda Maria Martins, Viviane Kruel, Veronica Pinheiro, Cristine Takuá e Anna Dantes.

  • Lançamento do filme VIVA VIVA ESCOLA VIVA

    O filme VIVA VIVA ESCOLA VIVA, gravado durante o evento de abertura da exposição das Escolas Vivas em 02 de dezembro de 2023 estará disponível no canal do YouTube do Selvagem a partir das 12h.  Ele é um registro do primeiro encontro das Escolas Vivas Huni Kuï, Maxakali, Guarani, Tukano e Baniwa e uma celebração da partilha das sementes de mensagens que cada um trouxe de seus territórios.

  • Último dia da exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA

    Casa Franca-Brasil R. Visc. de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA aberta à visitação das 12h às 18h.