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APRENDIZAGENS

Encontros mensais para refletir sobre uma educação que inclua narrativas mais pluriversais, junto a pessoas de todas as idades e formações.

Acompanhe os encontros na Agenda Selvagem.

As Aprendizagens Selvagem são coordenadas por Cristine Takuá e Veronica Pinheiro.

Junto aos encontros, também contamos com o Diário de Aprendizagens, um relato das jornadas e aprendizados de Cris Takuá, em seu diálogo com as Escolas Vivas, e Veronica, em sua ativação dos conteúdos Selvagem na Casa das Crianças (Escola Municipal Professor Escragnolle Dória), no Rio de Janeiro.

CRISTINE TAKUÁ

Cristine Takuá é uma pensadora, aprendiz de parteira, educadora indígena Maxakali. É formada em Filosofia pela Unesp e foi professora por doze anos na Escola Estadual Indígena Txeru Ba’e Kuai’. Atualmente é coordenadora das Escolas Vivas e integrante da Selvagem, ciclo de estudos sobre a vida. Cristine Takuá é representante do NEI (Núcleo de Educação Indígena) dentro da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e membro fundadora do FAPISP (Fórum de articulação dos professores indígenas do Estado de São Paulo). Faz parte do Instituto Maracá, que está fazendo a gestão compartilhada do Museu das Culturas Indígenas em São Paulo. Vive na Terra Indígena Ribeirão Silveira, localizada na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião.

VERONICA PINHEIRO

Veronica Pinheiro é brincante, professora da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e mestra em Artes e Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisa Confluências Afro-Pindorâmicas e educação contra-colonial. Integra a equipe Selvagem desde 2023, coordenando o grupo Aprendizagens.

ATIVIDADES

Encontros com crianças em escolas, museus, quilombos e aldeias para compartilhar e construir memórias.

Reunião online de Aprendizagens – Pedagogia das águas
03/12/2025

O último encontro online de Aprendizagens em 2025 foi mediado por Cristine Takuá e Veronica Pinheiro, com a participação de Carlos Papá e Anna Dantes, e a presença online de 172 participantes. Com o tema “Pedagogia das Águas: saberes ancestrais como caminhos educativos a partir de cosmologias indígenas e modos de aprender vinculados ao território”, foram compartilhadas perspectivas sobre práticas educativas que emergem da natureza; pensamentos da língua e cosmovisão Guarani sobre as águas e a aprendizagem; e reflexões a partir do ciclo de estudos Águamãe, que se iniciou em outubro de 2025 com encontros presenciais e o caderno Visões da Guanabara.

Passeio no sítio Burle Marx – Pintura com urucum
27/11/2025

No dia 27 de novembro, estudantes do quinto ano da Escola Municipal Escragnolle Dória realizaram um passeio educativo ao Sítio Burle Marx, em uma atividade voltada à aproximação artística, sensorial e ambiental. As crianças participaram de uma oficina de preparo de tintas naturais de urucum, seguida por um exercício de pintura ao ar livre, conectando criação e natureza. A visita incluiu ainda um percurso guiado pelos educadores do Sítio aos jardins, onde puderam observar diferentes espécies vegetais e animais, e pela coleção de arte do sítio, ampliando o repertório  de referências cultural do grupo. O passeio proporcionou uma dinâmica de imersão na paisagem, estimulando percepções, vínculos e escuta do ambiente. A atividade foi especialmente significativa por integrar, de maneira cuidadosa e acolhedora, crianças com autismo, garantindo participação ativa e experiências compartilhadas. O encontro reforçou a importância de práticas vivas de aprendizagem que unem arte, território e inclusão.

Fotos: Veronica Pinheiro

Reunião online de Aprendizagens
30/10/2025

A reunião Aprendizagens de outubro foi marcada por um tom sensível, político, comunitário e espiritual, articulando reflexões sobre educação, territórios e cuidado, com forte presença das experiências vividas nas escolas vivas, nas favelas e com povos tradicionais. Com falas de Anna Dantes, Veronica Pinheiro e Cristine Takuá, o encontro contou com 86 participantes.

Oficina no MAM-Rio – A Baía vista pelas crianças
24/10/2025

No âmbito da residência artística Casa Escola Viva, o grupo Aprendizagens realizou um dia de atividades com 30 crianças da Vila Kennedy, zona oeste do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM). Além de visitar a mostra aberta do trabalho realizado durante a residência, que reuniu 10 artistas indígenas das Escolas Vivas, as crianças escutaram histórias sobre a Baía da Guanabara a partir da cosmovisão dos povos do Rio Negro e participaram de uma oficina de pintura em tela.

Fotos: Ana Rezende / Caleidoskópica Produções

Passeio no Sítio Burle Marx – Fazendo arte no ateliê
19/09/2025

No dia 19 de setembro de 2025, o grupo Aprendizagens Selvagem, sob a coordenação de Veronica Pinheiro, realizou uma visita ao Sítio Roberto Burle Marx com estudantes do 4º ano da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, com idades entre 9 e 10 anos. A atividade aconteceu no âmbito do estudo do grupo sobre fotossíntese e a vida das plantas. Além do percurso guiado pelo sítio, o grupo participou de duas oficinas criativas no ateliê onde Roberto Burle Marx produzia suas obras.

Fotos: Veronica Pinheiro

Oficina de argila – Memórias da terra
09 e 10/11/2025

Oficina realizada por Veronica Pinheiro com as crianças da Escola Escragnolle Dória, que partiu de uma parceria entre Selvagem e a organização Agir pour le Vivant. Pensada como um momento de experimentação sensível e conexão com a matéria viva da terra, a atividade proporcionou às crianças um espaço de expressão criativa, escuta e presença. Através do contato direto com a argila, os participantes puderam explorar formas, texturas e sentimentos, despertando o interesse pelo fazer manual e pelo cuidado com o mundo natural.

Fotos: Veronica Pinheiro

Passeio no Jardim Botânico – Vida das plantas
29/08/2025

No dia 29 de agosto de 2025, o grupo Aprendizagens Selvagem, coordenado por Veronica Pinheiro, em parceria com o Jardim de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, realizou uma visita ao Jardim Botânico com um grupo de crianças de 9 a 10 anos, matriculadas no 4º ano da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, turma da professora Janaína Chaves. O passeio estava alinhado com o estudo do grupo sobre fotossíntese e a vida das plantas. Durante a visita, as crianças viveram experiências sensoriais ligadas à ciência e à natureza, brincaram, estimulando memórias afetivas, conhecimento sobre plantas medicinais e a construção de novas vivências positivas.

Fotos: Carol Delgado, Tania Grillo e Veronica Pinheiro

Reunião online de Aprendizagens – Quando o saber é transformado em mercadoria?
20/08/2025

A reunião Aprendizagens de agosto teve a participação de Mário Zoriki, orientador pedagógico da Escola de Resiliência Monte Azul. Mário apresentou as origens e os pilares da Pedagogia Waldorf e como a Escola Horizonte Azul dialoga com esses princípios. Cristine Takuá e Veronica relataram suas experiências de contato com a Escola Horizonte Azul, além de tecerem comentários sobre possíveis diálogos sobre a perspectiva indígena (Guarani, Maxakali) e afro-brasileira. A reunião teve a presença online de 116 participantes.

Reunião online de Aprendizagens – Escolas Vivas e práticas de educação baseadas na natureza
26/06/2025

Reunião do mês de junho com o grupo Aprendizagens, com mediação de Cristine Takuá e  Veronica Pinheiro sobre o tema “Escolas Vivas e práticas de educação baseadas na natureza”, com a participação online de 59 pessoas.

Aprendizagens no Museu do Amanhã
08/06/2025

Passeio ao Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro, no âmbito da SEMEIA (Semana do Meio Ambiente), com crianças da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória e suas famílias. A partir das atividades propostas no caderno do Pingo Selvagem, houve contação de histórias com Veronica Pinheiro sobre mitos Guarani e o beija-flor originário, Maino. Também foi ministrada uma oficina de pigmentos vegetais e minerais, além da iniciação a aquarelas naturais, e as crianças fizeram uma visita ao Navio Oceânico Apa, da Marinha.

Fotos: Veronica Pinheiro e Vera Lavatori

Passeio “Vida na Terra” no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
30/05/2025

Visita ao Jardim Botânico com uma turma de crianças de 9 a 10 anos, matriculadas no 4º ano da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, além de uma equipe de professores e voluntários. O passeio, coordenado por Veronica Pinheiro, está alinhado com o estudo atual da turma sobre fotossíntese e a vida das plantas. As crianças viveram experiências sensoriais ligadas à ciência e à natureza, estimulando memórias afetivas e a construção de novas vivências positivas; e participaram da oficina Fitoimaginários, na Coleção de Plantas Medicinais, conduzida pelas professoras Brígida Campbell e Viviane Fonseca-Kruel, que propôs um encontro entre arte, botânica e saberes tradicionais com atividades como conversas, observação e a monotipia utilizando plantas medicinais da coleção.

Fotos: Carol Delgado e Rosemberg Auni

Oficina de plantio – Vida na Terra
20/05/2025

Plantio de árvores frutíferas da Nhe’ëry, hortaliças e flores em sistema de hortas circulares na Escola Municipal Professor Escragnolle Dória. O 3º ano do Ensino Fundamental participou da oficina com voluntários da comunidade escolar, do Grupo Aprendizagens e de uma representante do Instituto Alana. Vida na Terra também é o nome de uma seção no Caderno PINGO – O Sol atravessa tudo, e a oficina é um desdobramento dos diálogos estabelecidos com as crianças a partir do Pingo. Leia mais no Diário de Aprendizagens de Veronica publicado no dia 29/05.

Fotos: Carol Delgado

Oficina de tecelagem – Teia da Vida
15/04 a 30/04/2025

Oficina sobre tecelagem baseada nas histórias e conhecimentos sobre micélios compartilhados no caderno Pingo. Entre as atividades, tivemos roda de conversa, estudo sobre micélios e a Teia da Vida, brincadeiras e jogos de cooperação e oficina de tecelagem para crianças da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória. Contamos com a participação de Carol Delgado, do Grupo Aprendizagens, e Letícia Jesus, que foi aluna das oficinas em 2024 e voltou à escola como voluntária e atelierista. Pretendemos participar novamente da Mostra de Multilinguagens do Rio de Janeiro com as obras provenientes dessa oficina.

Fotos: Carol Delgado

Reunião do Grupo Aprendizagens – Escolarização formal, infâncias e aprendizagens em territórios circulares
09/04/2025

A reunião, que contou com 178 participantes, teve falas de Cristine Takuá e Veronica Pinheiro sobre a escolarização formal, infâncias e territórios circulares. Elas conversaram sobre a concepção de infâncias presentes em contextos urbanos ocidentais e indígenas Guarani, processos de escolarização proposto pela escola formal,  aprendizagens presentes nos territórios tradicionais e urbanos. A reunião contou também com a participação de professores relatando experiências e compartilhando questionamentos.

Reunião do Grupo Aprendizagens – Escolas Vivas e Pingo Selvagem
19/03/2025

Durante a reunião, que contou com 186 participantes, Cristine Takuá compartilhou os pensamentos que sustentam o movimento Escolas Vivas e as articulações realizadas entre territórios e coordenadores. Cristine reforçou a importância de confiar nos processos de aprendizagens compartilhados de forma circular e ancestral. Veronica Pinheiro trouxe o relato de como as crianças e os professores receberam em 2025 o Pingo Selvagem. Ela contou também do desenho do Grupo Nuvem para partilhas do Pingo Selvagem com escolas e espaços educacionais. Anna Dantes apresentou como a rede colaborativa da Associação Selvagem apoia o movimento Escolas Vivas e ativa aprendizagens em uma diversidade de territórios e contextos.

Oficina de pintura – “Uma criança é feita de água e sonho”
12/03 e 13/03/2025

As crianças primeiro ouviram histórias, depois leram mapas de composição de territórios e rios. Lemos também esquemas de composição do corpo humano. A partir dessa conversa, convidamos as crianças a pensar o que há em comum entre mapas de territórios e corpos de pessoas. As crianças observaram que tanto os lugares quanto as pessoas têm água e sonhos. Após a roda de conversas e estudo, as crianças foram convidadas a criar mapas com silhueta no tamanho real de um colega e depois escreveram e desenharam o que há dentro de uma criança. Com 120 crianças da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória.

Leia o relato dessa oficina no Diário de Aprendizagens de Veronica de 10 de abril, Criança é quase rio.

Fotos: Veronica Pinheiro

Água redonda e comprida
21/02/2025

Passeio das crianças da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória ao SESC Tijuca para assistir ao espetáculo Água redonda e comprida, seguido de roda de conversa. As crianças puderam conversar com a Gah Téj Cacica Iracema Kaingang, a antropóloga Angélica Kaingang e as bailarinas do espetáculo, Geórgia Macedo e Nayane Kaingang. Com presença de 37 crianças e 22 adultos do Grupo Aprendizagens.

História boa para contar
17/10/2024

Visita ao Pão de Açúcar com estudantes da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, do Rio de Janeiro. A atividade foi a culminância da pesquisa que crianças e professores do 5º ano do E.F. fizeram sobre o Rio Acari e a Baía de Guanabara.

Foto: Veronica Pinheiro

Sonhando o Planeta-Casa
05 e 19/10/2024

No âmbito do ciclo Planeta-Casa, realizado em outubro na Casa do Povo, em São Paulo, crianças e adultos se juntaram para pintar um rio vivo e construir uma maquete da cidade de São Paulo utilizando materiais reciclados, em diálogo com os estudos do ciclo.

Fotos: Anna Dantes e Casa do Povo

Brincar acende o sol
Outubro/2024

No mês de outubro, o grupo Aprendizagens realizou, junto à Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, um ciclo de estudos sobre o Sol com crianças e professores, em sincronia com o ciclo Sol publicado pelo Selvagem. Brincar acende o sol propôs um mês de atividades com 420 crianças na favela da Pedreira em Costa Barros, Rio de Janeiro. De 03 de outubro a 05 de novembro, foram realizadas 30 oficinas, 1 lançamento de livro infantil, 2 atividades de plantio, 1 passeio ao Pão de Açúcar, 2 programações musicais com cantores, gravação e fotografias feitas pelas crianças para um vídeo e exposição em novembro e também 1 grande festa. Ao longo do mês contamos com a participação de 10 voluntários e 3 parceiros (Ateliê OHlograma, Horta Carioca – Fórmula Mágica da Paz e Parque do Bondinho – Pão de Açúcar).

Fotos: Carol Delgado

A avó, as crianças e as águas
03/07/2024

Visita ao Pão de Açúcar com estudantes da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, do Rio de Janeiro. A atividade foi a culminância da pesquisa que crianças e professores do 5º ano do E.F. fizeram sobre o Rio Acari e a Baía de Guanabara. Neste encontro as crianças tiveram a oportunidade de ouvir e conversar com Cacica Iracema, liderança do povo indígena Kaingang.

Fotos: Carol Delgado e crianças da Escola Municipal Escragnolle Dória

O senhor do quintal
26/06/2024

Visita à Quinta da Boa Vista com estudantes da Escola Municipal Professor Escragnólle Doria, com a parceria do projeto Quintais Brincantes e voluntários do grupo Aprendizagens. Com uma série de atividades e histórias, as crianças foram convidadas a interagir com o ambiente da Quinta, descobrindo brincadeiras e novas possibilidades de aprendizagem.

Fotos: Carol Delgado e crianças da Escola Escragnolle Dória

Pedagogia das Águas
05/06/2024

Visita ao Pão de Açúcar com estudantes da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, do Rio de Janeiro. A atividade foi a culminância da pesquisa que crianças e professores do 5º ano do E.F. fizeram sobre o Rio Acari e a Baía de Guanabara.

Fotos: Ericka Hoch

Imersão no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
07/05/2024

Um passeio ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro com crianças da Escola Municipal Professor Escragnólle Doria, localizada no Complexo da Pedreira, no Rio. Foram realizadas atividades de meditação, piquenique, rodas de conversa e jogos teatrais, além de uma visita à exposição Mba’é Ka’á com os educadores do Museu do Jardim Botânico.

Fotos: Ericka Hoch

Residência Adote um Rio, Medellín, Colômbia
06 e 07/05/2024

Nos dias 6 e 7 de maio, em Medellín, na Colômbia, Anna Dantes, Cristine Takuá e  Carlos Papá participaram da residência Adote um Rio, como parte da programação do festival Actuar por lo Vivo.

Como ser corresponsável com a natureza e ter consciência da sinergia que existe entre nós? Na Residência Adote um Rio do Festival Actuar por lo Vivo, as vozes das crianças e adolescentes fluíram, como correm os rios. Eles compartilharam ideias, questionaram a si mesmos e a nós, teceram sonhos e imaginaram futuros possíveis em torno do cuidado dos rios, da biodiversidade e de sua compreensão como guardiões do presente e do futuro da natureza. 

Uma residência em que cantamos com amor a chuva, a água, as árvores e criamos ações inspiradoras para cuidar daquilo que nos conecta.

Saiba mais sobre o encontro aqui.

Licença para a Vovó Argila
24/01/2024

“Minha vovó, dona das argilas, viemos buscar argila para o meu trabalho”. Essas são as palavras ditas pelas mulheres Tukano ao irem colher a argila. Neste encontro, com a orientação das ceranistas Cacau Porto e Bia Jabor, tivemos trocas de saberes e fazeres sobre a relação sagrada e artística com a argila. A oficina para crianças foi um momento de criação de possibilidades de intimidade com a terra. Repensar a relação com os seres é uma das formas de reduzir os desperdícios presentes nos processos escolares e artísticos, além de ampliar as possibilidades de envolvimento com a vida.

Um Rio Um Pássaro
13/01/2024

Nesse dia serão oferecidas duas oficinas: uma para olhar para o céu e outra para olhar para a terra. Oficinas de confecção de papagaio (pipa) e plantio de mudas, ações pensadas para construir diálogos entre vida, natureza e sonho.

Avaxi Takua: O Milho Sagrado Guarani
16/12/2023

Um mergulho no mundo do mito e da criação de animações. Mediada por Matheus Marins, do Laboratório de Animação, as crianças criaram suas próprias animações para contar histórias por meio de processos experimentais e materiais diversos. Nesse mesmo dia, fizemos uma roda de saberes e sabores sobre comida e afeto, mediada por Cláudia Lima.

Fotos da Ericka Reis.

Terra Viva Maxakali
09/12/2023

Uma experiência de imersão no mundo das tintas naturais, prática que vivencia o colorir com tintas ancestrais. Mediada por Jhon Bermond, a atividade articulou memórias, saberes e fazeres tradicionais. Foram feitas, também, contação de histórias, visita guiada à exposição e pintura em tecido.

Fotos da Ericka Reis.

Viva escola viva e os guardiões da floresta
02/12/2023

Oficina de criação dedicada à semana de abertura da exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA. Por meio de histórias contadas pela educadora Veronica Pinheiro, o público infantil conheceu o mito A canoa da transformação. Foram realizadas oficinas de desenho, tear, criação de fantoches e biojóias, mediadas por ELVIRA SATERÉ MAWÉ. 

Fotos de Clara Almeida.

Encontro com o mar
10/11/2023

Visita ao Pão de Açúcar com crianças da Vila Kennedy e do quilombo Serra da Misericórdia. O dia de atividades contou também com uma visita à UNIRIO e um encontro com o mar na Praia Vermelha, na Urca.

Fotos: Ju Chalita

Filhos do Sol – mitos em quadrinhos
16/09/2023 a 18/09/2023
Aldeias Guarani Mbya – Escola Viva Guarani e Tekoá Nhanderekoá

Pensando em movimentos de fortalecimento e transmissão de saberes tradicionais com crianças em territórios indígenas e comunidades tradicionais, em setembro de 2023, realizamos o encontro Filhos do Sol, uma ação do nosso grupo relacionada ao Ciclo Ayvu Pará. Foram três dias de atividades em duas aldeias Guanani Mbya, reunindo crianças, jovens, professores do território e lideranças. A proposta do encontro foi a de construir com a comunidade desenhos em quadrinhos de mitos e histórias sobre o território. 

Os guardiões das memórias das aldeias abriam as atividades narrando mitos em Guarani.  Para construção dos mitos em quadrinhos, foram necessárias oficinas de criação de roteiro e desenho. Toda atividade foi acompanhada por uma liderança e/ou professor da comunidade, o que tornou o encontro especialmente bonito e conectado às tradições.

Fotos: Veronica Pinheiro

Licença para a vovó argila – oficina de barro

23/08/2023
Instituto Tear, Rio de Janeiro – RJ
Casa Ateliê, Cotia – SP

Troca de saberes e fazeres sobre a relação sagrada e artística com argila. A partir da fala de Francy Baniwa e do relato de Dona Carol, ceramista Baniwa, no encontro Ore ypy rã – Tempo de Origem, o Grupo Crianças organizou um estudo para pensar uma estrutura de oficina para crianças em que o barro não seja visto como matéria prima, mas como ser sagrado. “Minha vovó, dona das argilas, viemos buscar argila para o meu trabalho”, essa frase é dita pelas ceramistas do povo Tukano no momento em que estão colhendo a argila. Repensar a relação com os seres é uma das formas de reduzir os desperdícios presentes nos processos escolares e artísticos, além de ampliar as possibilidades de intimidade com a vida. A vivência com educadores foi mediada pela artista e educadora Angélica Arechavala. A vivência aconteceu simultaneamente em dois ateliês e on-line. 

Fotos: Angélica Arechavala
Desenho: Angélica Arechavala

The life of the sun on earth

30/06/2023
Omved Garden, Londres

No âmbito do simpósio Meeting at the River, 25 crianças da escola The Hightgate primary school Green Council foram convidadas a escutar Carlos Papá, Cristine Takua e Ailton Krenak contar a histórias do Sol a partir das perspectivas dos povos Guarani e Krenak. A proposta do workshop era inspirar as crianças a trazerem suas próprias interpretações sobre a narrativa e transformá-las em desenhos. Esses materiais compuseram a criação de uma animação a ser compartilhado com outros jovens no Reino Unido e no Brasil.

Fotos: Will Hearle

Animação: The life of the sun on earth
Cosmovisões da floresta

13/05/2023
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio)

O encontro entrelaçou os projetos Ore ypy rã – Tempo de Origem e o Selvagem em um dia de exposição e atividades com cantos, danças, conversas e autógrafos do livro Umbigo do mundo, de Francy e Francisco Baniwa. Junto a Chico Simões e Anita Ekman, o Grupo Crianças ofereceu uma série de oficinas em torno do fazer cerâmico. 

Fotos: Ju Chalita

As crianças criaram memórias

13/04/2023
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), Rio de Janeiro – RJ

10/05/2023
Lanchonete <> Lanchonete, ,Rio de Janeiro – RJ

Encontros realizados no âmbito do Ciclo Memórias Ancestrais, na Lanchonete<>Lanchonete e no MUHCAB, entre abril e maio de 2023, no Rio de Janeiro. Houve contação de histórias sobre a criação do Sol com Francy e Francisco Baniwa, oficinas de animação em stop motion e de poesia, pintura de painéis e observação do céu com telescópio.

Fotos: Mariana Rotili

Animações
Com a palavra as crianças

28/03/2023
Jangada Escola Rio de Janeiro

Primeiro encontro presencial com crianças; uma roda de conversas, desenhos e muita imaginação. Visita a Jangada Escola para ouvir as crianças, uma manhã de trocas sob e sobre o sol. A atividade contou com a participação de turmas, professores e educadores da unidade escolar. 

 

Fotos: Cout Produções

RELATÓRIO