DA PEDREIRA A PAQUETÁ
Passeio na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro
Aprendizagens Selvagem
09 de dezembro de 2025
No dia 09 de dezembro, 35 estudantes da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória participaram de uma imersão pedagógica na Ilha de Paquetá, organizada em diálogo com o Ciclo Águamãe. As crianças foram acolhidas em um percurso de observação e reflexão sobre a água como origem, força e elemento estruturante da vida. A presença da bióloga Laís Schimith, idealizadora do projeto Maré de Ciências e representante do Parque Nacional Darcy de Mattos, contribuiu para ampliar a compreensão do ecossistema local, destacando processos naturais, fauna, flora e a importância da conservação ambiental. A programação contou ainda com a participação musical de Thiago Cafeh e Vandila Valentim, que enriqueceram a experiência, favorecendo momentos de integração e escuta coletiva, reforçando o caráter sensível e expressivo da imersão. A realização da atividade contou com o apoio do SETRAM, do bar e restaurante Galetinho da Ilha e da Colônia dos Pescadores, fundamentais para o acolhimento, a logística e o fortalecimento da relação entre escola e as regiões da cidade.
Fotos: Veronica Pinheiro e Ruth Carola Mittrany










