Skip to main content
Diário Cristine Takuá

ANDAR COM CONSCIÊNCIA

By 6 de junho de 2024novembro 27th, 2025No Comments
Voltar
Início
ANDAR COM CONSCIÊNCIA
Cristine Takuá

06 de junho de 2024

 

Arte: Fabiano Kuaray

 

     Ero Tori  (Façam surgir a consciência) 

     Ero Tori Tori 

     Ero Ta kua (Façam alcançar o som do conhecimento )

    Ero Ta kua ta kua….

 

Quando sentimos os ensinamentos transmitidos pelos mestres e mestras do saber, percebemos que somos direcionados a aprender a nos colocar no mundo, na relação com tudo e com todos que nos rodeiam. Todos os seres possuem uma profunda interação com a grande teia da vida, desde que desabrocham nesse mundo. Nós, humanos, somos seres imperfeitos, mas capazes de uma transformação possível para alcançar o Arandu, a sensível sabedoria de sentir a nossa própria sombra. Mas, para isso, temos que estar dispostos a andar com consciência, andar sentindo o som do conhecimento, que nos possibilita enxergar para além das aparências.

As crianças são seres sensíveis, observam cada sentido das coisas. Tenho observado em muitos momentos as crianças questionando os adultos por suas atitudes contraditórias. Alcançar e andar com consciência compreende superar a contradição nas ações diárias. Sinto e vejo abelhas, formigas, cachorros, galinhas e tartarugas com sensibilidades e ações conscientes muito mais equilibradas do que a de muitos humanos.

O grande mistério da vida está em atravessar o portal do que os nossos olhos nos possibilitam ver e mergulhar no infinito mundo das redes de conexões dos saberes e fazeres que são os códigos de acesso ao entendimento. Durante os muitos anos em que dei aula numa escola, insistentemente eu sempre cutucava meus alunos para sentirem e estarem atentos à consciência ao caminhar, ao falar e ao se manifestar no mundo. Nem sempre eu era compreendida por eles ou por algumas lideranças, que sempre achavam que eu estava querendo falar de política. Uai? Política?

O que será a política do nosso próprio terreiro senão a de respeitar todas as formas de vida? As montanhas, os rios, as formigas e as cotias. Semear a micropolítica é algo muito encantado, porém desafiador. São séculos de deterioração do Teko Porã, a boa e bela maneira de Ser e Estar num território. Andar com consciência compreende se permitir a praticar essa delicada e sofisticada tecnologia ancestral, o Bem Viver.

Foto: Anna Dantes

Desde que saí/fui tirada da sala de aula formal, curiosamente, por todos os lugares em que tenho caminhado, me encontro com crianças, em oficinas, rodas de conversa e vivências. E escutando e percebendo o modo como elas concebem a relação das coisas, me surpreendo com a capacidade que as crianças têm de andar com consciência, de sentir o som de tudo que as rodeia.

Criança deveria ser liderança nesse mundo de tantos humanos desmemorizados e sem consciência!

Séculos se passaram e a nossa humanidade escravizou plantas, peixes e montanhas em nome de uma razão delirante, que passou a julgar e comprar/descartar tudo que não corresponde ao padrão estabelecido.  Preocupados com o desenvolvimento, a ordem e o progresso, adultos humanos criam leis e fazem guerras.

Enquanto isso, crianças em todo o mundo estão a observar esse descompasso e a se posicionar perante a ética que permeia nossos envolvimentos com a vida e não o desenvolvimento dos seres viventes.

Qual a ética que envolve suas relações no dia a dia?

Para andar com consciência e alcançar o som do entendimento das coisas devemos silenciar e escutar mais as crianças.

Foto: Vhera Poty